Manutenção
AMORTECEDOR
Manutenção
Amortecedores Igualmente como as barras estabilizadoras, os amortecedores e molas atuam no equilíbrio e transferência de peso do carro. O princípio nos carros on-road e off-road são os mesmos, mas a coisa fica por aí, as dimensões, cargas, regulagens de suspensão e etc… são completamente diferentes, em função do tipo de piso para o qual cada um é destinado.
Os amortecedores e molas funcionam da seguinte forma:
AMORTECEDORES
Os amortecedores são muito importantes para a regulagem do chassis. Eles têm três funções:
Os amortecedores são muito importantes para a regulagem do chassis. Eles têm três funções:
- absorver choques (pressão do óleo)
- distribuir a transferência de peso (pressão do óleo e molas)
- ajustar a tensão da mola (molas)
AMORTECIMENTO (PRESSÃO DO ÓLEO)
O amortecimento (pressão do óleo) é feito no cilindro cheio de óleo do amortecedor. O pistão restringe o fluxo de óleo quando o amortecedor entra e sai. A taxa de pressão é uma combinação da viscosidade do óleo (peso) e da restrição do pistão.
O amortecimento (pressão do óleo) é feito no cilindro cheio de óleo do amortecedor. O pistão restringe o fluxo de óleo quando o amortecedor entra e sai. A taxa de pressão é uma combinação da viscosidade do óleo (peso) e da restrição do pistão.
Os amortecedores podem vir com duas opções:
- pistões fixos (1-2-3 orifícios)
- a viscosidade do óleo e/ou número de orifícios tem que ser alterada para que a taxa de pressão seja alterada
- pistões duplos ajustáveis
- absorção externamente ajustável, nenhuma mudança de óleo é exigida
O óleo de silicone para amortecedores é desenvolvido especialmente para dar uma pressão consistente.
Esse óleo apresenta graus de viscosidade:
peso 20 leve pressão
peso 30 pressão média
peso 40 pressão de média à forte
peso 50 pressão forte
Esse óleo apresenta graus de viscosidade:
peso 20 leve pressão
peso 30 pressão média
peso 40 pressão de média à forte
peso 50 pressão forte
Os pistões ajustáveis fornecem uma grande variedade de ajustes de pressão sem mudança de óleo. É importante ajustar os amortecedores da direita e da esquerda igualmente, nunca ajuste apenas um amortecedor. Certifique-se de que o amortecedor funciona suavemente e de que não há ar no amortecedor. Isso pode exigir paciência, pois "montar" um amortecedor não é uma tarefa fácil.
ABSORÇÃO E TRANSFERÊNCIA NA CARGA
O efeito de uma absorção eficaz é uma eficiente carga no pneu sob qualquer circunstância. Isso é de grande importância para a manutenção das trações dianteira, traseira e lateral. A taxa de absorção depende da tensão da mola. Uma mola mais mole exige menos absorção, já uma mola mais rígida precisa de mais absorção.
O efeito de uma absorção eficaz é uma eficiente carga no pneu sob qualquer circunstância. Isso é de grande importância para a manutenção das trações dianteira, traseira e lateral. A taxa de absorção depende da tensão da mola. Uma mola mais mole exige menos absorção, já uma mola mais rígida precisa de mais absorção.
ABSORÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PESO
A absorção representa um papel importante, pois determina a quantidade de tempo necessária para transferir o peso da parte interna para a externa (em curvas), da dianteira para a traseira (aceleração) e da traseira para a dianteira (freada). Se não houvesse absorção, as molas assumiriam toda a carga e seriam comprimidas. Isso leva um certo tempo. Com a absorção apropriada, a transferência de peso aumenta muito mais rapidamente, o que resulta em uma resposta mais rápida à transferência de peso e, com isso uma resposta de direção mais rápida, melhor linha reta, estabilidade em alta velocidade e freadas melhores.
A absorção representa um papel importante, pois determina a quantidade de tempo necessária para transferir o peso da parte interna para a externa (em curvas), da dianteira para a traseira (aceleração) e da traseira para a dianteira (freada). Se não houvesse absorção, as molas assumiriam toda a carga e seriam comprimidas. Isso leva um certo tempo. Com a absorção apropriada, a transferência de peso aumenta muito mais rapidamente, o que resulta em uma resposta mais rápida à transferência de peso e, com isso uma resposta de direção mais rápida, melhor linha reta, estabilidade em alta velocidade e freadas melhores.
EFEITOS DE REGULAGEM EM 4-WD / 2-WD
AJUSTES NA ABSORÇÃO DOS AMORTECEDORES
Absorção mais pesada
- resposta de direção mais rápida
- mais tração
- usada com molas mais rígidas
- pistas planas e uniformes
Absorção mais leve
- resposta de direção mais lenta
- menos estabilidade em linha reta
- menos tração
- usada com molas mais flexíveis
- pistas acidentadas
MOLAS EM ESPIRAL E CARACTERÍSTICAS DA MOLA
As molas em espiral usadas nos amortecedores apresentam quatro propriedades específicas:
- espessura do arame
- comprimento total
- número de espirais
- progressividade dos espirais
DIÂMETRO DO ARAME
Uma mola em espiral é um tipo de mola torcida. A espessura do arame e o ângulo do espiral determinam a quantidade de força que é exigida para comprimir a mola uma certa distância. Um diâmetro de arame mais espesso aumentará a rigidez.
COMPRIMENTO DA MOLA
O comprimento de uma mola em espiral também determina o grau de rigidez de uma mola, mas sempre em combinação com o números de espirais. Uma mola curta é mais rígida do que uma mola longa com a mesma distância de espiral. Uma mola longa é menos progressiva do que uma mola curta.
O comprimento de uma mola em espiral também determina o grau de rigidez de uma mola, mas sempre em combinação com o números de espirais. Uma mola curta é mais rígida do que uma mola longa com a mesma distância de espiral. Uma mola longa é menos progressiva do que uma mola curta.
NÚMERO DE ESPIRAIS
O número de espirais também afeta as características da mola, mais espirais em um dado comprimento de mola a tornam mais mole, menos espirais a tornam mais rígida, pois cada espiral deve "comprimir" mais e, portanto, exige mais força.
O número de espirais também afeta as características da mola, mais espirais em um dado comprimento de mola a tornam mais mole, menos espirais a tornam mais rígida, pois cada espiral deve "comprimir" mais e, portanto, exige mais força.
ESPIRAIS PROGRESSIVOS
Algumas molas têm os chamados espirais "progressivos". Isso significa que a distância entre os espirais varia. Quando uma mola progressiva é comprimida, os espirais que estiverem mais próximos uns dos outros, serão comprimidos primeiro e, quando esses espirais estiverem unidos, os outros espirais começarão a se comprimir. Então, a primeira parte da compressão é mole e a mola torna-se progressivamente mais rígida. Isso é muito importante para seguir a superfície da pista sem perder o contato. Não esqueça que a suspensão dos automodelos RC têm que lidar com as mesmas condições de pista que os carros reais; fazendo com que as ondulações sejam mais ou menos 10 vezes maiores! Ao mudar de direção (entrar na curva), a suspensão tem que enrijecer rapidamente para responder à transferência de peso. Se a mola tiver a mesma rigidez que antes, essa resposta levará muito tempo para ocorrer e retardará a resposta de direção. Uma mola progressiva enrijece-se e quando o carro, em posição neutra, estiver perto do ponto onde a mola torna-se mais rígida, a resposta da direção será mais rápida.
Algumas molas têm os chamados espirais "progressivos". Isso significa que a distância entre os espirais varia. Quando uma mola progressiva é comprimida, os espirais que estiverem mais próximos uns dos outros, serão comprimidos primeiro e, quando esses espirais estiverem unidos, os outros espirais começarão a se comprimir. Então, a primeira parte da compressão é mole e a mola torna-se progressivamente mais rígida. Isso é muito importante para seguir a superfície da pista sem perder o contato. Não esqueça que a suspensão dos automodelos RC têm que lidar com as mesmas condições de pista que os carros reais; fazendo com que as ondulações sejam mais ou menos 10 vezes maiores! Ao mudar de direção (entrar na curva), a suspensão tem que enrijecer rapidamente para responder à transferência de peso. Se a mola tiver a mesma rigidez que antes, essa resposta levará muito tempo para ocorrer e retardará a resposta de direção. Uma mola progressiva enrijece-se e quando o carro, em posição neutra, estiver perto do ponto onde a mola torna-se mais rígida, a resposta da direção será mais rápida.
SELEÇÃO DE MOLAS EM ESPIRAL
Molas dianteiras mais moles
- mais direção
- usadas em pistas acidentadas
- maior "mergulho" em freadas
- resposta de direção mais lenta
Molas dianteiras mais rígidas
- menos direção
- usadas em pistas planas
- resposta de direção mais rápida
Molas traseiras mais moles
- mais tração na saída da curva
- usadas em pistas acidentadas
- resposta de direção mais lenta
- a dianteira levanta sob aceleração
Molas traseiras mais rígidas
- resposta de direção mais rápida
- em pistas suaves
- requer mais absorção dos amortecedores traseiros
- menos tração
3º – Nunca colocar gasolina utilizada pelo carro de novo no latão, isto danifica a gasolina existente no latão.
5º – Arrecada o teu combustível a uma temperatura estável.
6º – Antes de utilizares o teu combustível deves de o abanar um bocado a lata para que o óleo depositado no fundo se misture.
FILTRO DE AR
- Quando usas espumas no filtro de ar, antes de o usares coloca óleo próprio para filtros de ar, mas tem cuidado para não colocares muito óleo porque este não só é absorvido pelo motor, como também não deixa respirar bem o motor. Depois de usares o filtro de ar, não o deves lavar, limpa-o só no exterior, se lavares o filtro de ar o lixo que está do lado de fora passa para o lado de dentro e nunca mais o vais conseguir tirar para fora; Se depois tornares a andar com esse filtro, o lixo que passou para dentro do filtro na lavagem vai agora passar para dentro do motor e danificá-lo. Por isso não o laves, deita-o fora, o filtro é muito mais barato do que um motor novo. Se corres em pista deves mudar o filtro de 5 ou 6 corridas, se for em todo terreno deves mudá-lo todas as corridas.
- Se usas molas para prender o colector e elas estão constantemente a partir, para prevenir isso de aconteça colocas um bocado de tubo de silicone da gasolina na respectiva mola para que esta não parta com a vibração.
Guia Rápido de Setup
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